O que o aluno poderá aprender com esta aula
- Comparar números por meio de jogos;
- Realizar operações de adição;
- Reconhecer os numerais;
- Desenvolver o raciocínio lógico matemático.
Duração das atividades
Aproximadamente 180 minutos – Três (3) atividades de sessenta (60) minutos cada uma.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Professor é necessário que o aluno tenha habilidades básicas de leitura e de escrita. Deverá também ser capaz de expor seu pensamento através da linguagem oral e conhecer os numerais.
Estratégias e recursos da aula
Estratégia e recursos da aula
Professor, nossa proposta em todos os momentos, é realizar jogos que propicie uma aproximação de temas da Matemática, no intuito de estimular cada vez mais o raciocínio lógico matemático dos alunos.1ª Atividade:
Professor, esse jogo, propicia a comparação dos numerais e também suas quantidades.Organize a turma em duplas e providencie 20 cartas tipo de dominó para cada uma. Serão 10 cartas de 1 a 10 na cor vermelha e 10 cartas de 1 a 10 na cor verde. Veja:
Fonte: Acervo da autora
Vamos jogar? JOGO DA BATALHA
Regras:
- O jogo é realizado em duplas;
- Depois de embaralhadas, as cartas são todas distribuídas pelos dois jogadores. Cada um faz uma pilha com as figuras voltadas para baixo;
- Cada jogador vira a carta superior de sua pilha e a coloca na mesa. Quem tiver o maior número recolhe as duas cartas;
- O jogo prossegue com cada jogador virando as cartas seguintes das pilhas até que estas acabem;
- Vence o jogo quem ganhar a carta com o maior número.
Para o caso de cartas de mesmo valor é preciso combinar antecipadamente. Há várias possibilidades:
- Cada um ganha uma carta;
- As cartas ficam fora do jogo;
- As cartas ficam na mesa; quem ganhar a jogada seguinte leva todas;
- Uma solução sugerida pelos alunos ou pelo professor;
- Uma regra combinada com o seu parceiro.
Seria interessante, que os alunos realizassem a soma das quantidades obtidas nas cartas e as registrassem no caderno.
2ª atividade:
Professor, outro jogo que envolve a matemática e o contato entre os pares é esse.Oba! Jogos!
DESCUBRA
Material: - 1 tabuleiro de papelão com os numerais de 1 a 12
Fonte: Acervo da autora
- 2 dados
Fonte: Acervo da autora
- 20 tampinhas ou fichas para cobrirem os numerais que constam no tabuleiro
Fonte: Acervo da autora
Participantes: 2
Regras:
- Cobrir todos os numerais do tabuleiro.
- O primeiro jogador lança os dados e conta o total de pontos; retira a tampinha da casa correspondente a esse total. O segundo jogador faz o mesmo. O primeiro torna a jogar, e assim por diante.
- Se faltar os numerais iguais ou menores que 6 o jogador poderá escolher jogar com um ou dois dados.
- Ganha quem descobrir primeiro todas as casas.
O numeral 8, por exemplo, pode ser descoberto quando as faces dos dados apresentarem 3 e 5 pontos ou 4 e 4 pontos ou 2 e 6 pontos. Se a casa do 8 já estiver descoberta e o jogador fizer 8 pontos, passa a vez.
VARIAÇÕES:
O jogo poderá começar com as casas descobertas. Os jogadores vão cobrindo as casas à medida que obtiverem os totais correspondentes.
3ª Atividade:
Professor, organize a turma em duplas e apresente o seguinte jogo: CORRIDA AO CASTELO
Materiais:
- Uma trilha
Fonte: Acervo da autora
- Um dado
Fonte: Acervo da autora
- Um marcador para cada criança
Regras:
- Cada jogador lança o dado e anda na trilha de acordo com a quantidade obtida no dado.
- Quando parar em uma estrela leia a mensagem e faça o que se pede:
Fonte: acervo da autora
Em seguida, pergunte o que acharam do jogo e peça para justificarem. Proponha as seguintes atividades no caderno:
1 – Qual numeral vem antes? Qual numeral vem depois? Complete o quadro abaixo:
ANTES | NÚMERO | DEPOIS |
16 | ||
10 | ||
13 | ||
24 |
a) 20, 19, 18
b) 10, 9, 8
c) 50, 49, 48
3 - Complete:
Inicie do | Ande para a frente | Você vai chegar ao |
5 | 1 passo | |
17 | 4 passos | |
21 | 7 passos |
5 + 1 =
17 + 4 =
21 + 7 =
Inicie do | Volte | Você vai chegar ao |
25 | 3 passos | |
26 | 5 passos | |
37 | 6 passos |
15 – 3 =
26 – 5 =
37 – 6 =
4 - Descubra o segredo e complete as sequências numéricas:
a) 30 – 32 – 34 - ___- ___- 40 – 42 - ___ - 46 - ___ - ___ - 52 -___ - ___ - ___- 60
b) 0 – 5 – 10 – 15 – __ - __ - __ - __ - 40 – ___ - ___ - ___- 60
c) 21 – 26- 31 - __ - __ - ___ - ___ - ___ - 61
Professor, você também poderá montar um tabuleiro com uma numeração maior, de acordo com o nível de seus alunos e propor atividades com esses numerais.
Avaliação
Professor, é de suma importância observar se as crianças estão participando e realizando as atividades propostas. Nesse sentido, você deverá perceber por meio de registros individuais as facilidades e as dificuldades de cada aluno com relação aos jogos trabalhados, no que diz respeito, às comparações de numerais e operações.
Fonte : Portal do Professor
Fonte : Portal do Professor
2 comentários:
Passando para deixar uma beijoca e desejar um lindooooo início de semana. Aguardo sua visitinha!!!
cialis achat , prix cialis, acquisto cialis, cialis.
Postar um comentário