Decidimos dar uma "AJUDINHA BÁSICA" àqueles que são novos na rede que setem dificuldades em procurar atividades para o seu dia-a-dia em sala de aula para que seja mais dinâmica e interativa. Selecionei algumas atividades interessantes das muitas encontradas na Net. Basta Clikar, copiar, colar e editar a seu gosto. Gostaria de ressaltar, que NÃO são de minha autoria, são atividades sugestivas, sempre abaixo das mesmas forneço as fontes de onde foram retiradas. Caso apareça alguma sem fonte devida, por gentileza entre em contato para que possamos das os créditos de direito do autor e atualizar os dados.
Fique a vontade e bom trabalho!!!

29 de fev. de 2012

Construindo aboco com papel


Plano de Aula - Matemática

O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • utilizar diferentes maneiras para adicionar e subtrair;
  • interessar pela matemática e pelo conhecimento de seu uso em outras culturas;
  • construir ábaco;
  • desenvolver habilidades intelectuais e manuais.

Duração das atividades
Aproximadamente 180 minutos – Três (3) atividades de 60 minutos cada uma.

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para a realização dessa aula é necessário que o aluno tenha formado o conceito de número e o professor ter iniciado o trabalho com unidades e dezenas.
Estratégias e recursos da aula
Estratégia e recursos da aula:

Papel cartão, cola e tesoura.
1ª Atividade - aproximadamente 60 minutos
Professor, ao começar o trabalho com a turma, instigue-a sobre os conhecimentos prévios que tem sobre algumas maneiras de se realizar cálculos matemáticos, como adição e subtração. Em seguida, pergunte se alguém já viu um objeto que se chama ábaco. Se alguém responder sim, peça para explicar como é. Se não, explique que o ábaco é uma antigo instrumento para se calcular e pode ser feito de madeira com arames ou de papel. Cada arame no sentido vertical representa uma posição, como unidades, dezenas, centenas, dentre outros, e os elementos de contagem, como, bolas, fichas de papel deslocam nessas posições. Providencie imagens de diferentes ábacos.

Se na sua escola tiver Laboratório de Multimídia leve as crianças para lerem sobre a história do ábaco no sítio http://pt.wikipedia.org/wiki/%C3%81baco. Se não tiver, providencie cópias para os alunos.
2ª Atividade - aproximadamente 60 minutos
Professor, neste momento da atividade cada criança deverá construir seu ábaco de papel. Você poderá organizar a turma em um formato quadrado ou em círculo, a fim de que uma criança fique do lado da outra.
Dependendo do conteúdo que você está trabalhando, deverá decidir se vai usar apenas unidades e dezenas ou se também poderá trabalhar outras casas decimais.

Providencie um pedaço de papel cartão para cada criança e peça para recortarem, deixando duas tiras de papel na vertical, que representa as unidades ( U ) e outro representando as dezenas ( D ), observe o exemplo com o número 35.
Fonte: Acervo da autora
Em seguida solicite para recortarem as fichas de papel cartão do tamanho de (1 cm X 4 cm).
Outro exemplo é a construção do ábaco chinês, veja no sítio:

http://www.youtube.com/watch?v=AGNPLaaXsfM&feature=fvst
3ªAtividade - aproximadamente 60 minutos
Professor, para maior aproximação das crianças com o ábaco, proponha a atividade a seguir, que sugere a identificação de números no ábaco.
ATIVIDADE

1 - Identifique no ábaco os números a seguir e depois represente no caderno a posição formada pelas fichas.
a) 10 b) 27 c) 54
Fonte: Acervo da autora
2 - No ábaco abaixo, Nathália representou um número. Que número é esse?

Fonte: Acervo da autora
(A) 46
(B) 64
(C) 36
(D) 95
3 – Observe o ábaco e responda:

Fonte: Acervo da autora
A – O número representado é maior ou menor que uma dezena? ______________
B – Quantos falta para representar uma dezena? _______________
C – Para se formar duas dezenas, precisa-se adicionar quantas unidades?______________

D – O que devo fazer para completar meia dezena? Somar 1 ou somar 2? _____________
Avaliação
Professor, ao longo desta atividade verifique se seus alunos conseguem conceituar o que é ábaco, para isso questione-os sobre os elementos que o caracterizam, observe as atividades realizadas por eles, no que diz respeito, a construção e representação dos números, pois ao longo do trabalho essas atividades contribuirão para a construção do raciocínio matemático.
Fonte: Portal do Professor

2 comentários:

Arte e Educação disse...

Seu blog é tudo!Deixei um selinho para você:ki-bacanaeducar.blogspot.com...bjokas

Anônimo disse...

Oi Maryana...encontrei seu blog no Educadores Multiplicadores...amei tudo por aqui...
Também tenho um blog sobre educação - Dia a Dia do Professor, vai lá conhecer.

Vanessa Ribeiro Marins