Decidimos dar uma "Ajudinha Básica" àqueles que são novos na rede ou que setem dificuldades em procurar atividades para o seu dia-a-dia em sala de aula ou atividades corriqueiras. Selecionei algumas interessantes das muitas encontradas na Net. Basta Clikar, copiar, colar e editar a seu gosto. Gostaria de lembrar, que NÃO são de minha autoria, somente sugestões , logo forneço as fontes de onde foram retiradas.
Fique a vontade e bom trabalho!!!

29 de fev de 2012

Fatos fundamentais: adição

O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Comparar números por meio de jogos;
  • Realizar operações de adição;
  • Reconhecer os numerais;
  • Desenvolver o raciocínio lógico matemático.

Duração das atividades
Aproximadamente 180 minutos – Três (3) atividades de sessenta (60) minutos cada uma.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Professor é necessário que o aluno tenha habilidades básicas de leitura e de escrita. Deverá também ser capaz de expor seu pensamento através da linguagem oral e conhecer os numerais.

Estratégias e recursos da aula

Estratégia e recursos da aula

Professor, nossa proposta em todos os momentos, é realizar jogos que propicie uma aproximação de temas da Matemática, no intuito de estimular cada vez mais o raciocínio lógico matemático dos alunos.

1ª Atividade:

Professor, esse jogo, propicia a comparação dos numerais e também suas quantidades.
Organize a turma em duplas e providencie 20 cartas tipo de dominó para cada uma. Serão 10 cartas de 1 a 10 na cor vermelha e 10 cartas de 1 a 10 na cor verde. Veja:

Fonte: Acervo da autora
Vamos jogar?
JOGO DA BATALHA

Regras:
  • O jogo é realizado em duplas;
  • Depois de embaralhadas, as cartas são todas distribuídas pelos dois jogadores. Cada um faz uma pilha com as figuras voltadas para baixo;
  • Cada jogador vira a carta superior de sua pilha e a coloca na mesa. Quem tiver o maior número recolhe as duas cartas;
  • O jogo prossegue com cada jogador virando as cartas seguintes das pilhas até que estas acabem;
  • Vence o jogo quem ganhar a carta com o maior número.
OBSERVAÇÃO:
Para o caso de cartas de mesmo valor é preciso combinar antecipadamente. Há várias possibilidades:
  • Cada um ganha uma carta;
  • As cartas ficam fora do jogo;
  • As cartas ficam na mesa; quem ganhar a jogada seguinte leva todas;
  • Uma solução sugerida pelos alunos ou pelo professor;
  • Uma regra combinada com o seu parceiro.
Em seguida, solicite que os alunos registrem no caderno de matemática o nome do jogo e os objetivos.
Seria interessante, que os alunos realizassem a soma das quantidades obtidas nas cartas e as registrassem no caderno.

2ª atividade:

Professor, outro jogo que envolve a matemática e o contato entre os pares é esse.

Oba! Jogos!
DESCUBRA
Material:
  • 1 tabuleiro de papelão com os numerais de 1 a 12
Fonte: Acervo da autora
  • 2 dados

Fonte: Acervo da autora
  • 20 tampinhas ou fichas para cobrirem os numerais que constam no tabuleiro
Fonte: Acervo da autora

Participantes: 2
Regras:
  • Cobrir todos os numerais do tabuleiro.
  • O primeiro jogador lança os dados e conta o total de pontos; retira a tampinha da casa correspondente a esse total. O segundo jogador faz o mesmo. O primeiro torna a jogar, e assim por diante.
  • Se faltar os numerais iguais ou menores que 6 o jogador poderá escolher jogar com um ou dois dados.
  • Ganha quem descobrir primeiro todas as casas.
OBSERVAÇÃO:
O numeral 8, por exemplo, pode ser descoberto quando as faces dos dados apresentarem 3 e 5 pontos ou 4 e 4 pontos ou 2 e 6 pontos. Se a casa do 8 já estiver descoberta e o jogador fizer 8 pontos, passa a vez.
VARIAÇÕES:
O jogo poderá começar com as casas descobertas. Os jogadores vão cobrindo as casas à medida que obtiverem os totais correspondentes.

3ª Atividade:

Professor, organize a turma em duplas e apresente o seguinte jogo:
CORRIDA AO CASTELO
Materiais:

  • Uma trilha
Fonte: Acervo da autora
  • Um dado
Fonte: Acervo da autora
  • Um marcador para cada criança

Regras:
  • Cada jogador lança o dado e anda na trilha de acordo com a quantidade obtida no dado.
  • Quando parar em uma estrela leia a mensagem e faça o que se pede:
Fonte: acervo da autora

Em seguida, pergunte o que acharam do jogo e peça para justificarem. Proponha as seguintes atividades no caderno:
1 – Qual numeral vem antes? Qual numeral vem depois? Complete o quadro abaixo:
ANTES
NÚMERO
DEPOIS
16
10
13
24
2 - Volte colocando os numerais indicados em ordem decrescente:
a) 20, 19, 18
b) 10, 9, 8
c) 50, 49, 48

3 - Complete:
Inicie do
Ande para a frente
Você vai chegar ao
5
1 passo
17
4 passos
21
7 passos
Agora, calcule:
5 + 1 =
17 + 4 =
21 + 7 =
Inicie do
Volte
Você vai chegar ao
25
3 passos
26
5 passos
37
6 passos
Agora, calcule:
15 – 3 =
26 – 5 =
37 – 6 =
4 - Descubra o segredo e complete as sequências numéricas:

a) 30 – 32 – 34 - ___- ___- 40 – 42 - ___ - 46 - ___ - ___ - 52 -___ - ___ - ___- 60
b) 0 – 5 – 10 – 15 – __ - __ - __ - __ - 40 – ___ - ___ - ___- 60
c) 21 – 26- 31 - __ - __ - ___ - ___ - ___ - 61
Professor, você também poderá montar um tabuleiro com uma numeração maior, de acordo com o nível de seus alunos e propor atividades com esses numerais.
Avaliação
Professor, é de suma importância observar se as crianças estão participando e realizando as atividades propostas. Nesse sentido, você deverá perceber por meio de registros individuais as facilidades e as dificuldades de cada aluno com relação aos jogos trabalhados, no que diz respeito, às comparações de numerais e operações.
Fonte : Portal do Professor

2 comentários:

Kathia Regina Bazoni disse...

Passando para deixar uma beijoca e desejar um lindooooo início de semana. Aguardo sua visitinha!!!

Anônimo disse...

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