OFICINAS PARA TRABALHAR PRODUÇÃO TEXTUAL
OFICINA COM MASSINHA DE MODELAR
METODOLOGIA
- Faça um personagem com massa de modelar;
- Num papelzinho de um nome para ele;
- Corte o personagem e o nome ao meio;
- Troque uma metade do nome e do personagem com um colega (dessa troca surgirá um personagem diferente com um nome diferente);
- Junte a sua metade com a do colega e forme um novo personagem;
- Junte a sua metade do nome com a do outro e forme um novo nome para seu personagem;
- Faça uma ficha com o novo personagem:
Nome.......................................
Idade.......................................
Onde mora...............................
Com quem...............................
O que gosta de fazer...............
Que brincadeiras faz...............
- Exponha no fundo da sala o personagem e sua ficha ( neste momento permitir que cada aluno visite os personagens dos colegas)
- Forme trios, peguem os personagens da cada um com as fichas e analisem;
- Imaginem um cenário onde poderiam se encontrar os três personagens e criem uma história;
- Apresente com o seu grupo a história e os personagens para a turma;
- Expor os trabalhos.
OFICINA COM QUEBRA CABEÇA
METODOLOGIA
- Distribua quebra-cabeças para os alunos (pode ser individual ou em grupo);
- Peça que montem o quebra-cabeça;
- Mande o aluno ou grupo apresentar o seu quebra-cabeça para a turma e converse com eles sobre os elementos que compõe a figura;
- Peça que cada aluno ou o grupo faça uma história envolvendo o cenário e personagens que aparecem na figura;
- Apresentar as produções para a turma;
- Trocar com os colegas para corrigir;
- Expor os trabalhos.
OFICINA COM ILUSTRAÇÕES
METODOLOGIA
- Pendure na sala de aula 5 poemas;
- Peça que os alunos passem lendo cada poema e escolham o que mais gostaram;
- De volta à classe distribua folhas de ofício e peça que ilustrem o poema que escolheram (MAS não devem dizer aos colegas o que escolheram a penas colocar o nome do aluno)
- Fazer um varal e expor as ilustrações (de preferência no quadro)
- A turma deve olhar os poemas dizer qual o colega ilustrou e porque acham isso;
- O dono da ilustração deve se manifestar dizendo qual é o poema que ilustrou e porque;
- Expor os trabalhos.
METODOLOGIA
- Estude uma notícia com a turma;
- Divida a turma em grupos e de 6 perguntas: O QUE? ONDE? QUEM? QUANDO? POR QUÊ? COMO?
- Peça que os alunos criem respostas para essas perguntas;
- Recolha as perguntas agrupando as iguais (todas as o que? numa caixinha, as onde? em outra e assim sucessivamente)
- Solicite que cada grupo vá até as caixinhas e pegue uma pergunta de cada tipo;
- O grupo deve organizar a notícia conforme as respostas do bilhete. Ficará assim uma notícia maluca.
OU
- Dobre uma folha em 6 partes e coloque na parte de cima uma pergunta: O QUE? ONDE? QUEM? POR QUÊ? COMO?
- Divida a turma em 6 grupos e passe a folha dobrada, cada grupo deve responder a sua pergunta sem olhar a anterior;
- No final abra a folha e leia a notícia para a turma;
- Exponha o trabalho.
OFICINA:
Loteca da leitura
METODOLOGIA
- Trabalhe um texto com a turma;
- Escolha palavras deste texto e faça fichas;
- Divida a turma em dois grupos e de 10 pontos para cada grupo;
- Coloque as fichas numa mesa no meio da sala;
- Sorteie um grupo para começar o jogo;
- Diga uma palavra que está na ficha para o grupo que vai começar o jogo;
- Um aluno do grupo deve ir até a mesa e pegar a palavra que a professora falou e mostrar par todos;
- Se pegou a palavra certa acrescenta mais 1 ponto nos que já tem; se errar perde um ponto dos que já tem e passa a vez para o outro grupo;
- Assim até terminar todas as palavras;
- No final do jogo fazer o ditado relâmpago: mostre a ficha para a turma, eles leem a palavra, o professor esconde a ficha e eles escrevem, depois que todos escreveram mostre a ficha e eles fazem a correção (não esqueça de discutir com eles as dificuldades da palavra).
OFICINA: Texto coletivo
METODOLOGIA
- Coloque um objeto para cada aluno dentro de um saco ou caixa (se a turma for muito grande coloque apenas uma quantidade de objetos);
- Organize a turma em círculo e solte o saco com os objetos numa das pontas o aluno tira um objeto e começa uma história envolvendo o objeto, passa o saco para o colega que deve retirar outro objeto e continuar a história começada; assim até terminar todos os alunos;
OU
- Peça que cada aluno traga de casa um objeto, brinquedo...
- Organize a turma em grupos;
- Cada grupo deve montar uma história oralmente com os objetos;
- Depois apresentá-la aos colegas.
2 comentários:
Oi Maryana
Que dicas incríveis! Imperdível as tuas sugestões
Beijos e uma linda noite
OI MAryana!
Feliz dia das Mulheres e PARABÉNS pelo seu blog está muito encantador e gosto muito de suas ricas postagens.Conte sempre comigo.Beijos!
Postar um comentário