No fim do mês de setembro foi realizada à sequência didática sobre a
história da Dona Baratinha na turma da 1ª série do turno vespertino da
professora solange.
Com os seguintes objetivos:
1º DIA
Foi explorado cantiga de roda, teatro de vareta,montagem do livro com filipetas e convite da festa da Dona Baratinha.
Modelo das máscaras para o teatro.
Com os seguintes objetivos:
- Despertar o gosto pela leitura.
- Desenvolver a oralidade, através de uma apresentação teatral.
- Distinguir numerais , letras e desenhos.
- Identificar o sistema monetário do nosso Pais.´
- Reconhecer a importância da higiêne do nosso corpo e do ambiente que nos cerca.
1º DIA
Foi explorado cantiga de roda, teatro de vareta,montagem do livro com filipetas e convite da festa da Dona Baratinha.
Modelo dos fantoches
Conversando sobre a história:
Vocês gostaram da história?
Acham que dona Baratinha ficou rica de verdade?
Na opinião de vocês, porque os bichos queriam se casar com a Dona Baratinha?
Porque Dona Baratinha escolheu Dom ratão?
Você acha certo o que o Dom Ratão fez?
Montando o livrinho da "DONA BARATINHA"
Modelo do livrinho.
2º DIA
Desenvolvendo a escrita.
Confeccionar o convite do casamento.
Modelo convite.
Atividades xerocadas que desenvolvem a escrita, lógica, coordenação e percepção visual
Modelo das atividades dadas.
3º DIA
Trabalhando o sitema monetário brasileiro e a receita do caldo de feijão.
TROCANDO IDÉIAS.
Oque fazemos com o dinheiro?
Para que usamos o dinheiro?
Como as pessoas conseguem o dinheiro?
Em todos os países se usa a mesma moeda?
Qual a moeda que usamos no nosso país?
Você ja viu o dinheiro de outrros países?Qual?
Você conhece alguém que colecione dinheiro?
Confeccionando o cofrinho.
Receita do caldo de feijão.
5ºDIA
Trabalhando a higiene(atividades xerocadas),coordenação motora com a dobradura do Dom Ratão e prevenção de acidentes.
Dona Baratinha era muito asseada e organizada ela gostava de tudo limpinho e no lugar.
Dobradura do Dom Ratão
Modelo de atividades.
6ºDIA
Quem
poupou mais?Neste dia foi feito um mural para identificar qual aluno
poupou mais. Abrimos os cofres e contamos o dinheiro. Trabalhamos soma
(operações no quadro).Com o dinheiro arrecado foi comprado os
ingredientes para o caldo de feijão.
- Quem economizou mais.
- Quam economizou menos?
- Como vamos gastar este dinheiro?
- Sugestão :que tal compraramos ingredientes para fazermos o prato preferido de Dom Ratão,que é o caldo de feijão.
Não usei as fotos, mas vale a pena ver o projeto completo registrado pela professora Solange da E.E. Ventino da Costa com as fotos dos alunos realizando as atividades. Queremos parbenizá-la pelo excelente trabalho. CLIC AQUI
2 comentários:
Olá Multiplicadora Maryana, felicidades para toda sua casa!
Dia 05/07 estamos completando um ano de atividades. Vou confessar que não é nada fácil ter que organizar todas as postagens constantemente, atender inúmeros pedidos em off, porém fazemos com muito carinho e procuramos fazer o nosso melhor da forma que é possível para nós, em virtude de tempo e cansado do trabalho.
No momento estamos de férias do trabalho e, para aproveitar esse tempo extra (as férias) queremos pedir a você em especial que convide outros educadores para conhecer o Projeto Educadores Multiplicadores. Assim nossa festa no dia 05/07 será ainda mais abrilhantada. Vamos alargar nossas fronteiras! Todos pela Educação!
DIVULGUE PARA SEUS AMIGOS PROFESSORES o EDUCADORES MULTIPLICADORES.
A parceria é exclusiva para blogs de Educadores/Professores que escrevem conteúdos ligados diretamente à Educação.
Por de falta de tempo, pedimos desculpas pela demora em lhe visitar.
.
Abraços, fiquemos na Paz de Deus e até breve. Agradecemos sua compreensão!
Atenciosamente,
IRIVAN
Parabéns 🤩ótimo trabalho.
Postar um comentário