Decidimos dar uma "AJUDINHA BÁSICA" àqueles que são novos na rede que setem dificuldades em procurar atividades para o seu dia-a-dia em sala de aula para que seja mais dinâmica e interativa. Selecionei algumas atividades interessantes das muitas encontradas na Net. Basta Clikar, copiar, colar e editar a seu gosto. Gostaria de ressaltar, que NÃO são de minha autoria, são atividades sugestivas, sempre abaixo das mesmas forneço as fontes de onde foram retiradas. Caso apareça alguma sem fonte devida, por gentileza entre em contato para que possamos das os créditos de direito do autor e atualizar os dados.
Fique a vontade e bom trabalho!!!

17 de out. de 2012

Tabuada - Tábua de Multiplicação e Divisão


Tábua de multiplicação, uma boa ferramenta na resolução dos cálculos matemáticos de divisão e multiplicação.

Cada aluno pintou sua tábua e colou em uma cartolina.

Os alunos colocaram dois atilhos móveis para o manuseio.

Exemplo: Para o cálculo 6 x 8 = 48 .

O atilho na linha 6 na horizontal, e outro atilho na coluna 8 da vertical. A resposta será o encontro da linha e a coluna. Então 48.


Outra forma, é procurar a linha e coluna com auxílio de réguas, ou até mesmo a ponta dos dedos, deslizando pelas linhas e colunas.


Analisamos os números da tábua. As sequências numéricas dos resultados. Observamos também os quadrados perfeitos na linha diagonal.


Para as divisões, no caso 42 : 7 = 6.

Procuramos o número solicitado, ou o mais próximo para baixo e sua linha correspondente, então obtemos o resultado na coluna. Aqui será 6.

Com esta tábua de multiplicação, e ou tabline como também é chamada aqui no sul, fica muito mais fácil resolver os cálculos de multiplicação e divisão.

Atividades de multiplicação e divisão:


Fonte: Alem do Caderno 

Nenhum comentário: