Desafios Matemáticos
*Desafio 1
Na Páscoa, o João, o Rui e a Ana receberam diversas prendas e muitos chocolates. Depois de conversarem um pouco concluíram que:
- A Ana recebeu o dobro de chocolates do João.
*Desafio 2
Na sala do Francisco os alunos estão distribuídos por mesas individuais e organizadas em filas. Todas as filas têm o mesmo número de lugares e todos os lugares estão ocupados.
O Francisco tem:
- 1 aluno à sua frente;
- 2 alunos atrás de si;
- 4 alunos à sua direita e nenhum à sua esquerda.
Quantos alunos há na turma do Francisco?
*Desafio 3
Na casa da Paulinha há quatro caixas de brinquedos.
*Desafio 4
Desafio 5
Pista: O enigma tem a ver com números pares e números ímpares.Desafio 6
Desafio 6
O Antero pensou num número, multiplicou-o por 2 e depois multiplicou o resultado por 3.
Obteve o número 90.
• Qual foi o número em que ele pensou?
Na Páscoa, o João, o Rui e a Ana receberam diversas prendas e muitos chocolates. Depois de conversarem um pouco concluíram que:
- A Ana recebeu o dobro de chocolates do João.
- O Rui recebeu o dobro de chocolates da Ana.
- Todos juntos receberam 112 chocolates.
Quantos chocolates recebeu cada um dos amigos?
*Desafio 2
Na sala do Francisco os alunos estão distribuídos por mesas individuais e organizadas em filas. Todas as filas têm o mesmo número de lugares e todos os lugares estão ocupados.
O Francisco tem:
- 1 aluno à sua frente;
- 2 alunos atrás de si;
- 4 alunos à sua direita e nenhum à sua esquerda.
Quantos alunos há na turma do Francisco?
*Desafio 3
Na casa da Paulinha há quatro caixas de brinquedos.
- Não se sabe quantos brinquedos há na 1º caixa.
- Na segunda caixa, estão 10 vezes mais brinquedos que na primeira.
- Na terceira estão metade dos que estão na segunda caixa
- Na quarta está um terço dos que estão na segunda: 20 brinquedos.
*Desafio 4
Qual o algarismo que deve ser colocado no lugar
do ponto de interrogação?
Desafio 5
Quais os dois algarismo que substituem os pontos de interrogação (??).
Boa sorte na resolução do enigma!Pista: O enigma tem a ver com números pares e números ímpares.Desafio 6
Desafio 6
O Antero pensou num número, multiplicou-o por 2 e depois multiplicou o resultado por 3.
Obteve o número 90.
• Qual foi o número em que ele pensou?
Desafio 7
A Escola, o Jardim-de-Infância e o Posto Médico de ficam juntos uns dos outros.
A Olinda, a Ana e a Amélia trabalham próximas.
A Olinda está no meio.
Uma é educadora de infância, outra é professora e outra é enfermeira.
A enfermeira cura a Amélia.
A educadora fez o "Jogo do Amigo Secreto" com a Olinda
O local de trabalho da Amélia fica à direita da professora.
- Descobre quem é quem.
A vida no lago
Num lago da floresta vivem um castor, uma rã e um cágado. Todos andam muito atarefados a fazer alguma coisa no fundo do lago.
A rã só vem à superfície a cada 3 minutos para respirar.
O castor mergulha sempre durante 4 minutos e o cágado durante 5. Quando vêm respirar, todos ficam durante 1 minuto à superfície.
Sabendo que o primeiro mergulho foi dado pelos três animais ao mesmo tempo, quanto tempo passa até que a rã e o castor se voltem a encontrar à superfície?
E quando é que todos se voltam a encontrar à superfície?
A rã só vem à superfície a cada 3 minutos para respirar.
O castor mergulha sempre durante 4 minutos e o cágado durante 5. Quando vêm respirar, todos ficam durante 1 minuto à superfície.
Sabendo que o primeiro mergulho foi dado pelos três animais ao mesmo tempo, quanto tempo passa até que a rã e o castor se voltem a encontrar à superfície?
E quando é que todos se voltam a encontrar à superfície?
Desafio1
Primeiro saber em quantas partes se dividem os chocolates , que são 7;
Desafio 4 Primeiro saber em quantas partes se dividem os chocolates , que são 7;
Dividem-se os 112 chocolates por 7 e ficasse a saber quantos chocolates tem o João.
Multiplica-se por dois e fica-se a saber quantos chocolates tem a Ana.
Multiplica-se os chocolates da Ana por dois e fica-se a saber quantos chocolates tem o Rui.
Coclusão:O João tem 16, a Ana tem 32 e o Rui tem 64.
Desafio2
Primeiro desenhamos a mesa do Francisco, depois quem está à frente e ao seu lado direito.Desafio2
Depois colocamos todas as mesas que faltavam ,para todas as filas terem o mesmo número de carteiras.
Contamos as carteiras e dá 20 carteiras
Desafio 3
Primeiro ficamos a saber que a quarta caixa tinha 20 brinquedos.
Depois, como são a terça parte da segunda, multiplicamos por 3 e ficamos a saber que são 60 os da segunda caixa.
Para sabermos quanto tinha a primeira caixa ,dividimos 60 por 10 e deu 6.
Finalmente, para sabemos a terceira, achamos a metade da segunda e dá-nos 30 briquedos .
Desafio 3
Primeiro ficamos a saber que a quarta caixa tinha 20 brinquedos.
Depois, como são a terça parte da segunda, multiplicamos por 3 e ficamos a saber que são 60 os da segunda caixa.
Para sabermos quanto tinha a primeira caixa ,dividimos 60 por 10 e deu 6.
Finalmente, para sabemos a terceira, achamos a metade da segunda e dá-nos 30 briquedos .
São os números pares e o número é o 4, porque a seguir ao 12 é o 14.
Desafio 5
Desafio 8
Vejam como podem chegar à resposta certa.
e de quebra o grafico em branco para trabalhar com seus alunos.
Desafio 5
Solução dos Desafio Matemático
A solução do enigma é o número 49.
Nós descobrimos que tinhamos de ir somando os números ímpares:
0+1=1
1+3=4
4+5=9
9+7=16
16+9=25
25+11=36
36+13=49
49+15=64
Desafio 6
- Pensamos assim :
? x2 x3 = 90
Desafio 7
Desafio 6
- Pensamos assim :
? x2 x3 = 90
90:3=30
30:2=15
R:O número em que o Antero pensou foi 15.
Quem é quem?
Olinda= professora
Ana= enfermeira
Amélia= educadora
Desafio 8
Vejam como podem chegar à resposta certa.
e de quebra o grafico em branco para trabalhar com seus alunos.
- A rã e o castor encontram-se aos 20 minutos;
- Os três encontram-se aos 60 minutos (ao fim de 1 hora).
3 comentários:
Adorei os desafios matemáticos! Obrigada pela sugestão!
Abraço, Rafaela
apos resolução do problema 8 com o meu filho, tenho de dizer que discordo com a soluçaõ do mesmo. eles encontram-se á superficie antes de voltarem a mergulhar, ou seja, ao 19 minutos, pois o ciclo de mergulhos e respiração repetem-se de 20 em 20 minutos. se se encontram á superficie quer dizer no momento de respirar e não no momento de mergulhar. o numero comum é o vinte e a este numero tira-se o 1 minuto de "respirar" ou seja estar na superficie.
Agora perdi-me...Após o comentário da Dª Anabela Manaia, também concluo o mesmo.Obrigado Dª Anabela pela sua explicação.
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