Decidimos dar uma "Ajudinha Básica" àqueles que são novos na rede ou que setem dificuldades em procurar atividades para o seu dia-a-dia em sala de aula ou atividades corriqueiras. Selecionei algumas interessantes das muitas encontradas na Net. Basta Clikar, copiar, colar e editar a seu gosto. Gostaria de lembrar, que NÃO são de minha autoria, somente sugestões , logo forneço as fontes de onde foram retiradas.
Fique a vontade e bom trabalho!!!

5 de mar de 2014

Oficina Produção de texto


 
OFICINAS PARA TRABALHAR PRODUÇÃO TEXTUAL

OFICINA COM MASSINHA DE MODELAR
  
METODOLOGIA
  • Faça um personagem com massa de modelar;
  • Num papelzinho de um nome para ele;
  • Corte o personagem e o nome ao meio;
  • Troque uma metade do nome e do personagem com um colega (dessa troca surgirá um personagem diferente com um nome diferente);
  • Junte a sua metade com a do colega e forme um novo personagem;
  • Junte a sua metade do nome com a do outro e forme um novo nome para seu personagem;
  • Faça uma ficha com o novo personagem:

Nome.......................................
Idade.......................................
Onde mora...............................
Com quem...............................
O que gosta de fazer...............
Que brincadeiras faz...............

  •  Exponha no fundo da sala o personagem e sua ficha ( neste momento permitir que cada aluno visite os personagens dos colegas)
  • Forme trios, peguem os personagens da cada um com as fichas e analisem;
  • Imaginem um cenário onde poderiam se encontrar os três personagens e criem uma história;
  • Apresente com o seu grupo a história e os personagens para a turma;
  • Expor os trabalhos.


OFICINA COM QUEBRA CABEÇA


METODOLOGIA



  • Distribua quebra-cabeças para os alunos (pode ser individual ou em grupo);
  • Peça que montem o quebra-cabeça;
  • Mande o aluno ou grupo apresentar o seu quebra-cabeça para a turma e converse com eles sobre os elementos que compõe a figura;
  • Peça que cada aluno ou o grupo faça uma história envolvendo o cenário e personagens que aparecem na figura;
  • Apresentar as produções para a turma;
  • Trocar com os colegas para corrigir;
  • Expor os trabalhos.

OFICINA COM ILUSTRAÇÕES 


METODOLOGIA
  • Pendure na sala de aula 5 poemas;
  • Peça que os alunos passem lendo cada poema e escolham o que mais gostaram;
  • De volta à classe distribua folhas de ofício e peça que ilustrem o poema que escolheram (MAS não devem dizer aos colegas o que escolheram a penas colocar o nome do aluno)
  • Fazer um varal e expor as ilustrações (de preferência no quadro)
  • A turma deve olhar os poemas dizer qual o colega ilustrou e porque acham isso;
  • O dono da ilustração deve se manifestar dizendo qual é o poema que ilustrou e porque;
  • Expor os trabalhos.

OFICINA: Notícia maluca


METODOLOGIA
  • Estude uma notícia com a turma;
  • Divida a turma em grupos e de 6 perguntas: O QUE? ONDE? QUEM? QUANDO? POR QUÊ? COMO?
  • Peça que os alunos criem respostas para essas perguntas;
  • Recolha as perguntas agrupando as iguais (todas as o que? numa caixinha, as onde? em outra e assim sucessivamente)
  • Solicite que cada grupo vá até as caixinhas e pegue uma pergunta de cada tipo;
  • O grupo deve organizar a notícia conforme as respostas do bilhete. Ficará assim uma notícia maluca.
OU
  • Dobre uma folha em 6 partes e coloque na parte de cima uma pergunta: O QUE? ONDE? QUEM? POR QUÊ? COMO?
  • Divida a turma em 6 grupos e passe a folha dobrada, cada grupo deve responder a sua pergunta sem olhar a anterior;
  • No final abra a folha e leia a notícia para a turma;
  • Exponha o trabalho.


OFICINA: Loteca da leitura

METODOLOGIA

  • Trabalhe um texto com a turma;
  • Escolha palavras deste texto e faça fichas;
  • Divida a turma em dois grupos e de 10 pontos para cada grupo;
  • Coloque as fichas numa mesa no meio da sala;
  • Sorteie um grupo para começar o jogo;
  • Diga uma palavra que está na ficha para o grupo que vai começar o jogo;


  • Um aluno do grupo deve ir até a mesa e pegar a palavra que a professora falou e mostrar par todos;
  • Se pegou a palavra certa acrescenta mais 1 ponto nos que já tem; se errar perde um ponto dos que já tem e passa a vez para o outro grupo;
  • Assim até terminar todas as palavras;
  • No final do jogo fazer o ditado relâmpago: mostre a ficha para a turma, eles leem a palavra, o professor esconde a ficha e eles escrevem, depois que todos escreveram mostre a ficha e eles fazem a correção (não esqueça de discutir com eles as dificuldades da palavra).


OFICINA: Texto coletivo

METODOLOGIA

  • Coloque um objeto para cada aluno dentro de um saco ou caixa (se a turma for muito grande coloque apenas uma quantidade de objetos);
  • Organize a turma em círculo e solte o saco com os objetos numa das pontas o aluno tira um objeto e começa uma história envolvendo o objeto, passa o saco para o colega que deve retirar outro objeto e continuar a história começada; assim até terminar todos os alunos;
OU
  • Peça que cada aluno traga de casa um objeto, brinquedo...
  • Organize a turma em grupos;
  • Cada grupo deve montar uma história oralmente com os objetos;
  • Depois apresentá-la aos colegas.
Fonte: Educação em Foco

3 comentários:

Gracita disse...

Oi Maryana
Que dicas incríveis! Imperdível as tuas sugestões
Beijos e uma linda noite

Rosangela Vali disse...

OI MAryana!
Feliz dia das Mulheres e PARABÉNS pelo seu blog está muito encantador e gosto muito de suas ricas postagens.Conte sempre comigo.Beijos!

harry Fa disse...


Welcome to my shop maybe my clothes make you become the most beautiful princess

يجعل بدلة أنيقة يمكنك أن تصبح أكثر نضجاً وجاذبية، إذا أردت، ثم انقر هنا

كل حلة بيضاء