Decidimos dar uma "AJUDINHA BÁSICA" àqueles que são novos na rede que setem dificuldades em procurar atividades para o seu dia-a-dia em sala de aula para que seja mais dinâmica e interativa. Selecionei algumas atividades interessantes das muitas encontradas na Net. Basta Clikar, copiar, colar e editar a seu gosto. Gostaria de ressaltar, que NÃO são de minha autoria, são atividades sugestivas, sempre abaixo das mesmas forneço as fontes de onde foram retiradas. Caso apareça alguma sem fonte devida, por gentileza entre em contato para que possamos das os créditos de direito do autor e atualizar os dados.
Fique a vontade e bom trabalho!!!

22 de set. de 2009

Trabalhando com Tangran



Diz uma lenda que, na antiga China, um rapaz resolveu viajar mundo afora e foi se despedir de seu velho mestre.
Este lhe deu um simples ladrilho quadrado, dizendo:
-Vá e use-o para registrar tudo que valer a pena.
O rapaz se foi, mas não tinha ideia de como atender o pedido do mestre. Para piorar, o ladrilho caiu e se quebrou, paparecendo sete figuras geométricas.
Essas sete peças são o tangram. Como é possível, apenas com elas, mostrar a variedade do mundo?


Molde do Tangram



Figuras diversas


Alfabeto Tangram




Números Tangram



Pessoas

Animais

É um jogo chinês, muito antigo, constituído por 7 peças (2 triângulos grandes geometricamente iguais, 2 triângulos pequenos geometricamente iguais, um triângulo médio, um quadrado e um paralelogramo obliquângulo) que permitem construir mais de 1000 figuras diferentes. Este material é propício à execução de tarefas de investigação que proporcionam o desenvolvimento de competências de elevado nível, como sejam: conjecturar, intuir, argumentar, prever, entre outras. As atividades a desenvolver com o tangram poderão ter maior sucesso quanto maior for o conhecimento acerca deste material, nomeadamente a sua constituição e a relação existente entre as suas peças. A exploração feita em torno deste material poderá ter maior ou menor profundidade, de acordo com o nível de conhecimentos que os alunos têm ou os objetivos que se propõem alcançar.
De qualquer modo, é importante que se conheça o número de peças deste puzzle e os atributos que as relacionam. Assim, uma das primeiras actividades a realizar com o tangram deverá ter como objectivo a classificação das suas peças. O número de lados, o seu comprimento, as peças semelhantes, as equivalentes, a relação entre as suas áreas, e a amplitude dos seus ângulos,
são exemplos de itens que poderão ser explorados numa primeira abordagem sobre este material.

Nenhum comentário: