Decidimos dar uma "Ajudinha Básica" àqueles que são novos na rede ou que setem dificuldades em procurar atividades para o seu dia-a-dia em sala de aula ou atividades corriqueiras. Selecionei algumas interessantes das muitas encontradas na Net. Basta Clikar, copiar, colar e editar a seu gosto. Gostaria de lembrar, que NÃO são de minha autoria, somente sugestões , logo forneço as fontes de onde foram retiradas.
Fique a vontade e bom trabalho!!!

22 de set de 2009

Trabalhando com Tangran



Diz uma lenda que, na antiga China, um rapaz resolveu viajar mundo afora e foi se despedir de seu velho mestre.
Este lhe deu um simples ladrilho quadrado, dizendo:
-Vá e use-o para registrar tudo que valer a pena.
O rapaz se foi, mas não tinha ideia de como atender o pedido do mestre. Para piorar, o ladrilho caiu e se quebrou, paparecendo sete figuras geométricas.
Essas sete peças são o tangram. Como é possível, apenas com elas, mostrar a variedade do mundo?


Molde do Tangram



Figuras diversas


Alfabeto Tangram




Números Tangram



Pessoas

Animais

É um jogo chinês, muito antigo, constituído por 7 peças (2 triângulos grandes geometricamente iguais, 2 triângulos pequenos geometricamente iguais, um triângulo médio, um quadrado e um paralelogramo obliquângulo) que permitem construir mais de 1000 figuras diferentes. Este material é propício à execução de tarefas de investigação que proporcionam o desenvolvimento de competências de elevado nível, como sejam: conjecturar, intuir, argumentar, prever, entre outras. As atividades a desenvolver com o tangram poderão ter maior sucesso quanto maior for o conhecimento acerca deste material, nomeadamente a sua constituição e a relação existente entre as suas peças. A exploração feita em torno deste material poderá ter maior ou menor profundidade, de acordo com o nível de conhecimentos que os alunos têm ou os objetivos que se propõem alcançar.
De qualquer modo, é importante que se conheça o número de peças deste puzzle e os atributos que as relacionam. Assim, uma das primeiras actividades a realizar com o tangram deverá ter como objectivo a classificação das suas peças. O número de lados, o seu comprimento, as peças semelhantes, as equivalentes, a relação entre as suas áreas, e a amplitude dos seus ângulos,
são exemplos de itens que poderão ser explorados numa primeira abordagem sobre este material.

Nenhum comentário: