Leitura de Letras
1. Bingo de Letras
Materiais: lápis, papel e cartões com as letras do alfabeto.
Procedimento: Cada aluno ou grupo de aluno recebe um pedaço de
papel e escreve uma das palavras da lista trabalhada. O professor passa a
sortear as letras, mostrando-as e repetindo seu nome várias vezes. Caso
a criança ou grupo tenha a letra sorteada em sua cartela deverá
marcá-la. Vence aquele que marcar, primeiro, todas as letras da
cartela.
Leitura de Palavras:
1. Bingo de Leitura
Materiais: lápis, papel e fichas com as figuras correspondentes as palavras da lista trabalhada.
Procedimento: Cada aluno ou grupo de aluno recebe um pedaço de
papel, escolhe quatro palavras da lista e as escreve. O professor passa a
sortear as fichas, mostrando-as e repetindo seu nome várias vezes. Caso
a criança ou grupo tenha a palavra correspondente em sua cartela deverá
marcá-la. Vence aquele que marcar, primeiro, todas as palavras da
cartela.
2. Preguicinha
Materiais: envelopes de colorset com abertura nas duas extremidades, cartões com palavras de uma lista já trabalhada
Procedimento: Esconder o cartão no envelope e propor a
adivinhação da palavra, mostrando lentamente ora a letra inicial, ora a
letra final até que as crianças descubram a palavra escondida.
3. Memória coletiva
Materiais: Quadro de cinco pregas; seis pares de cartões com as
palavras da lista e as figuras correspondentes; cartões numerados de 01 a
04 e cartões com as letras A, B, C e D.
Procedimento: Dividir a turma em pequenos grupos. Organizar na
primeira linha do quadro de pregas os cartões numerados e na primeira
coluna os cartões com letras. Completar as linhas e colunas com os
cartões de figuras e de palavras embaralhados e voltados para trás. Cada
grupo, na sua vez de jogar escolhe um par ordenado. O grupo que
encontrar mais pares vence a partida.
4. Certo ou errado?
Materiais: Quadro de várias pregas; 02 cartões com os títulos das
categorias de listas trabalhadas em sala de aula e cartões com as
palavras destas listas.
Procedimento: Cada grupo é desafiado a organizar os cartões de acordo com a categoria. A conferência deve ser feita coletivamente.
5. Passa ou repassa
Materiais: Cartões com palavras de várias categorias de listas trabalhadas em sala de aula.
Procedimento: A turma deverá ser organizada em dois grupos. Cada
grupo indica um participante, que deverá se posicionar de frente para
seu oponente, em volta de uma mesa e com as mãos na cabeça. O professor
sorteia uma categoria e mostra a primeira palavra. Ao seu comando os
jogadores devem bater na mesa o mais rápido que conseguirem. Aquele que
bater primeiro terá o direito de fazer a leitura da palavra. Se estiver
certo, marca ponto para o grupo e desafia outro oponente. O jogo segue
até que todos tenham participado.
Leitura de frases:
1. Frases embaralhadas
Materiais: Quadro de 01 prega; tiras com palavras que possibilitem a formação de frases.
Procedimento: Cada grupo é desafiado a organizar uma frase. O sentido da frase é conferido coletivamente.
Leitura de Texto:
1. Texto fatiado
Materiais: Quadro de várias pregas; tiras de cartões com frases que compõe um pequeno texto conhecido de memória.
Procedimento: Cada grupo é desafiado a organizar o texto. A conferência deve ser feita coletivamente.
2. Leitura Explosiva
Materiais: Quadro de 01 prega; envelopes com adivinhas; cartões com as respostas correspondentes às adivinhas e balões coloridos
Procedimento: Cada grupo elege um representante que receberá uma
das bolas de aniversário e funcionará como cronômetro para um grupo
adversário. Na sua vez de jogar, o grupo recebe um envelope com uma
adivinha que deverá ser lida para todos. O grupo se põe a procurar a
resposta entre os cartões que deverão estar espalhados sobre a mesa,
enquanto o representante do outro grupo se põe a assoprar a bola. Assim
que encontrar a palavra deverá colocá-la no quadro de pregas. Se o grupo
demorar a encontrar a resposta e a bola estourar, perde a rodada. Se
errar a palavra pode fazer mais duas tentativas enquanto a bola não
estoura. Se acertar a palavra, o adversário deverá segurar a bola, sem
esvaziá-la, aguardando a nova partida para continuar a assoprá-la.
[1] Monica
Valéria Pinheiro é licenciada em Pedagoga pela UERJ e Especialista em
Supervisão Educacional pela FIJ. Atualmente é Supervisora Educacional da
rede FAETEC e professora Alfabetizadora da rede Municipal de Nova
Iguaçu. Também atua como formadora de Alfabetização e Linguagem nos
cursos de Formação Continuada para Séries Iniciais no município de
Mesquita.
Nenhum comentário:
Postar um comentário