Decidimos dar uma "AJUDINHA BÁSICA" àqueles que são novos na rede que setem dificuldades em procurar atividades para o seu dia-a-dia em sala de aula para que seja mais dinâmica e interativa. Selecionei algumas atividades interessantes das muitas encontradas na Net. Basta Clikar, copiar, colar e editar a seu gosto. Gostaria de ressaltar, que NÃO são de minha autoria, são atividades sugestivas, sempre abaixo das mesmas forneço as fontes de onde foram retiradas. Caso apareça alguma sem fonte devida, por gentileza entre em contato para que possamos das os créditos de direito do autor e atualizar os dados.
Fique a vontade e bom trabalho!!!

25 de fev. de 2011

Qual número pensei

Qual número eu pensei?
Cada aluno recebe uma cartela ou tábua numérica, contendo números de 1 a 100, fichas retangulares e quadradinhas.
Modo de jogar.
Um aluno pensa num número.
O outro aluno fará perguntas para adivinhar qual número o colega pensou.
Exemplo:
O aluno A pensa no número 42.
O aluno B pergunta se é o 25.

O aluno A responde: - É maior que 25.
Então o aluno B coloca as fichas retangulares e as quadradas, cobrindo todos os números de 1 a 25, pois estes não estão mais no jogo.
O aluno B diz outro número: 62.
O aluno A diz: é menor que 62.
Então o aluno B cobre todos os números de 62 a 100.
Estão agora no jogo somente os números de 26 a 61.
O aluno B diz outro número. Por exemplo: 39.
O aluno A diz é maior.
Então são cobertos os números que vão de 26 a 39.
Estão no jogo os números entre 40 e 61.
O aluno B diz 48.
O aluno A responde: é menor.
Então são cobertos os números de 48 a 61.
Estão somente no jogo os números de 40 a 47.
Agora está próximo do aluno B adivinhar. Ele diz outro número: 44.
O aluno A diz é menor.
O aluno B cobre com os quadrinhos os números 44, 45 e 46.
Sobram somente os números 41, 42 e 43. Agora fica fácil para o aluno B adivinhar o número pensado pelo aluno A.
Este jogo pode ser em duplas ou com a professora jogando contra a turma toda, sendo que cada aluno fala um número por vez e todos marcam em suas respectivas cartelas.
O jogo auxilia a formação e a leitura das sequencias numéricas, estabelecendo quantidades (maior e menor), além de desenvolver a atenção de não repetir números que já estão fora jogo.
Boa jogada a todos!

Tiras para recortar os retângulos.

Quadradinhos para recortar.

Fonte: Além do Caderno

Nenhum comentário: