Decidimos dar uma "AJUDINHA BÁSICA" àqueles que são novos na rede que setem dificuldades em procurar atividades para o seu dia-a-dia em sala de aula para que seja mais dinâmica e interativa. Selecionei algumas atividades interessantes das muitas encontradas na Net. Basta Clikar, copiar, colar e editar a seu gosto. Gostaria de ressaltar, que NÃO são de minha autoria, são atividades sugestivas, sempre abaixo das mesmas forneço as fontes de onde foram retiradas. Caso apareça alguma sem fonte devida, por gentileza entre em contato para que possamos das os créditos de direito do autor e atualizar os dados.
Fique a vontade e bom trabalho!!!

22 de jul. de 2009

JOGOS E BRINCADEIRAS

Escorregadores e Escadas.
O nome original deste jogo é Cobras e Escadas, que provém da tradição hindu. Simbolicamente, cobras e escadas, é um jogo que representa a extensa jornada do homem ao longo da vida, em direção à eternidade. O caminho torna-se mais curto com com as virtudes e boas ações praticadas, ficando mais longo e difícil com a prática do mal e do vício.

O tabuleiro é dividido em cem quadrados (casas) numeradas de 1 a 100 para mover os espaços o peão na sequencia dos números. Os jogadores devem movimentar sua peça para a direita numa fileira. O objetivo do jogo é chegar ao cem. Os jogadores se revezam, movimentando suas peças de acordo com o número sorteado na roleta. O que identifica esse jogo, são as figuras de escorregadores e escadas deenhados sobre o tabuleiro. Se o jogador parar seu peão sobre um quadrado no topo de um escorregador, terá que voltar com a sua peça até a parte de baixo do escorregador; se cair no início de uma escada, subirá pulando muitas casas. Como numa corrida, quem chegar primeiro ganha.

Segundo Kamii (1991), Escorregadores e Escadas é um bom jogo para aprender a contar. O que torna este jogo difícil é o zigue-zague existente no percurso da série numerada. É através da leitura dos numerais e da atenção da direção das setas que se poderá achar o caminho certo a ser percorrido. Este jogo é útil para a aprendizagem de numerais até 100.


FONTE: CARROCEL DA APRENDIZAGEM
*********************
JOGOS DAS TRILHAS.







Um comentário:

Smartkids disse...

Olá!

Adoramos conhecer o seu blog.
Achamos que ele tem tudo a ver com os princípios da SmartKids, que é ensinar brincando. Falando nisso, você já conhece a SmartKids? Entre no nosso site www.smartkids.com.br e encontre desenhos para colorir, jogos, passatempos e animações para as crianças.
Também contamos com a novidade que é o nosso blog, www.smartkidsblog.blogspot.com/, dedicado para os professores. Adorariamos ter o nosso trabalho divulgado em seu blog através de um dos nosso selos http://www.smartkids.com.br/html/presentes.php

Um grande abraço da equipe SmartKids!