Decidimos dar uma "Ajudinha Básica" àqueles que são novos na rede ou que setem dificuldades em procurar atividades para o seu dia-a-dia em sala de aula ou atividades corriqueiras. Selecionei algumas interessantes das muitas encontradas na Net. Basta Clikar, copiar, colar e editar a seu gosto. Gostaria de lembrar, que NÃO são de minha autoria, somente sugestões , logo forneço as fontes de onde foram retiradas.
Fique a vontade e bom trabalho!!!

6 de out de 2008

Sugestão para Relatório Individual

Estamos chegando ao final do ano e começa a nossa loucura para montar os relatórios de nossos alunos. Que tal algumas dicas?











Em relação à assimilação e fixação dos conteúdos:

O aluno é excelente, independente e realiza todas as atividades.

O aluno é muito bom, porém tem necessidade de consultar o professor.

O aluno possui dificuldade, é dependente do professor, mas realiza apesar de apresentar bastante lentidão.

O aluno possui dificuldade, é extremamente dependente do professor,não consegue realizar nada sozinho e não demonstra vontade em aprender.



Concentração e atenção às explicações em sala de aula:

O aluno é participativo.

O aluno é participativo, mas se empolga demais o que às vezes atrapalha.

O aluno participa somente quando é solicitado.

O aluno não participa da aula. Demonstra apatia.

O aluno é distraído, conversa e ainda atrapalha os demais.



Quanto à correção:

O aluno não consegue corrigir os erros (clipes) sozinho, necessita que o professor lhe oriente durante a correção, seja ela no caderno ou na apostila, pois se distrai com muita facilidade.

O aluno é excelente. Consegue identificar e corrigir seus erros (clipes) sem auxílio do professor, sejam eles no caderno ou na apostila.

O aluno não corrige certo da lousa, pois apresenta deficiência visual.

O aluno não corrige certo da lousa, devido à falta de atenção.



Quanto ao relacionamento do aluno com os colegas:

Relaciona-se bem com todos os colegas.

Não relaciona-se bem com os colegas, gosta de se isolar.

Não relaciona-se bem com os colegas, é agressivo.

Gosta de realizar trabalhos em grupo.

Demonstra resistência em fazer trabalhos em equipe.



Quanto à Caligrafia e desempenho do aluno em sala de aula:

O aluno é excelente, tem a letra linda, é caprichoso e não apresenta erros.

O aluno é excelente , mas por querer ser o primeiro da classe a terminar, acaba deixando a desejar no capricho e na letra.

O aluno tem uma caligrafia boa, porém com muitos erros.

O aluno tem uma caligrafia ruim, mas não apresenta erros.

O aluno tem uma letra muito bonita e sem erros, mas demora muito para copiar.

O aluno precisa fazer caligrafia (caderno).

O aluno não precisa fazer caligrafia.



Quanto à disciplina:

O aluno apresenta comportamento excelente tanto em sala de aula , como na fila.

O aluno apresenta comportamento excelente em sala, porém na fila, deixa a desejar.

O aluno conversa , porém acata às regras da sala.Uma chamada de atenção é suficiente.

O aluno é indisciplinado, cabendo ao professor chamar-lhe a atenção em muitos momentos.



Quanto ao reforço:

O aluno não necessita de reforço paralelo.

O aluno necessita de reforço e comparece a todos.

O aluno necessita de reforço, mas não comparece devido à resistência dos pais ou do próprio aluno.

O aluno comparece aos reforços, mas apresenta resistência em realizar as atividades propostas (pede para ir ao banheiro; beber água, distrai-se com facilidade, conversa, brinca).



Quanto ao material usado em sala e lição de casa:

O aluno realiza a lição de casa com capricho.

O aluno realiza a lição de casa sem capricho.

O aluno não realiza a lição de casa.

O aluno traz todos os materiais necessários.

O aluno esquece o material escolar.



Quanto à Leitura:

O aluno lê com fluência e entonação adequados.

O aluno lê, mas não respeita os sinais de pontuação.

O aluno tem dificuldade na leitura das palavras.

O aluno não lê.



Quanto ao uso de óculos:

O aluno não usa óculos.

O aluno usa óculos normalmente.

O aluno mostra resistência em usar o óculos, desta forma a professora tem que solicitar constantemente que o mesmo faça uso correto.



Em relação à assiduidade do aluno:

falta muito e as mesmas o estão prejudicando no aprendizado.

o aluno não falta, exceto se for extritamente necessário.

o aluno não deverá faltar, está com excesso de faltas.

o aluno não consegue colocar o conteúdo de sala de aula em ordem devido as número de faltas.



Em relação a seus materiais:

organiza com ajuda das professoras e inspetora.

organiza com total independência.

não consegue se organizar.

esquece frequentemente materiais na sala.

perde frequentemente materiais na sala.



Em relação aos responsáveis:

- “necessitam” de atenção especiais.

- são participativos.

- são criteriosos, indagam bastante e acompanham o desenvolvimento do filho.

- geralmente não acompanham as lições/estudo do filho, porém participam das atividades.

- não são participativos e pouco comparecem às atividades.




*******************

Fonte: Professora Gegê



*******************



SUGESTÕES DE PALAVRAS E EXPRESSÕES PARA USO EM RELATÓRIOS

VOCÊ PENSA

VOCÊ ESCREVE

O aluno não sabe

O aluno não adquiriu os conceitos, está em fase de aprendizado.

Não tem limites

Apresenta dificuldades de auto-regulação, pois...

É nervoso

Ainda não desenvolveu habilidades para o convívio no ambiente escolar, pois...

Tem o costume de roubar

Apresenta dificuldades de autocontrole quando...

É agressivo

Demonstra agressividade em situações de conflito; usa de meios físicos para alcançar o que deseja.

É bagunceiro, relaxado, porco

Ainda não desenvolveu hábitos próprios de higiene e de cuidados com seus pertences.

Não sabe nada

Aprendeu algumas noções , mais necessita desenvolver...

É largado da família

Aparenta ser desassistido pela família, pois...

É desobediente

Costuma não aceitar e compreender as solicitações dos adultos;

Tem dificuldades em cumprir regras...

É apático, distraído

Ainda não demonstra interesse em participar das atividades propostas;

Muitas vezes parece se desligar da realidade, envolvido em seus pensamentos

É mentiroso

Costuma utilizar inverdades para justificar seus atos ou relatar as atitudes dos colegas.

É fofoqueiro

Costuma se preocupar com os hábitos e atitudes dos colegas.

É chiclete

É muito afetuoso; demonstra constantemente seu carinho...

É sonso e dissimulado

Em situações de conflito coloca-se como espectador, mesmo quando está clara a sua participação.

É preguiçoso

Não realiza as tarefas, aparentando desânimo e cansaço, porém logo parte para brincadeiras e outras atividades.

É mimado

Aparenta desejar atenções diferenciadas para si, solicitando que sejam feitas todas as sua vontades.

É deprimido, isolado, anti-social

Evita o contato e o diálogo com colegas e professores preferindo permanecer sozinho;

Ainda não desenvolveu hábitos e atitudes próprias do convívio social.

É tagarela

Costuma falar mais do que o necessário, não respeitando os momentos em que o grupo necessita de silêncio.

Tem a boca suja

Utiliza-se de palavras pouco cordiais par repelir ou afrontar

Possui distúrbio de comportamento

Apresenta comportamento fora do comum para sua idade e para o convívio em grupo, tais como...

É egoísta

Ainda não sabe dividir o espaço e os materiais de forma coletiva

Coloque sempre as intervenções feitas para as ações apresentadas, isto ressalta o trabalho do educador em sala de aula.





















Fonte: http://groups.google.com/group/sugestaodeatividadeescolar?hl=pt-BR

11 comentários:

Anonymous disse...

Certamente, essa "ajudinha básica" veio na hora certa. Obrigada pela ajuda.

ana disse...

Valeu!!!eu realmente estava precisando dessa "ajudinha" Obrigada vou voltar mais vezes!!!bejim........

fadinhaprofessora disse...

muito obrigada,vc caiu do céu...

Erineide disse...

Nossa! Adorei a ajudinha, OBRIGADA! VALEU!!! Beijão.

jaqueline disse...

MUITO BOA ESSA AJUDINHA VIU, OU MELHOR UMA AJUDONAAA, GOSTARIA DE VER MAIS SUGESTOES AGORA PARA FIM DO ANO LETIVO. OBRIGA!

_____ disse...

PARABÉNS PELA INICIATIVA!

Anonymous disse...

OLÁ! EU ESTOU PRECISANDO DE + UMA AJUDINHA, DO RELATÓRIO FINAL INDIVIDUAL, E DO REGISTRO DE ATIVIDADES DA UNIDADE O GERAL. PODE ME AJUDAR??

Ana Maria disse...

Simplesmente uma maneira bem prática, com palavras maleáveis! Adorei as sugestões! Ficou incrível!

maria auxiliadora disse...

Sensacional!!!!
Gostei muito do modelo do relatorio.
Continue clariando nossas mentes.Chegou na hora certa.

gil disse...

Ótimo! Sem comentários!!!!

Anonymous disse...

Nossa valeu por tudo