Decidimos dar uma "AJUDINHA BÁSICA" àqueles que são novos na rede que setem dificuldades em procurar atividades para o seu dia-a-dia em sala de aula para que seja mais dinâmica e interativa. Selecionei algumas atividades interessantes das muitas encontradas na Net. Basta Clikar, copiar, colar e editar a seu gosto. Gostaria de ressaltar, que NÃO são de minha autoria, são atividades sugestivas, sempre abaixo das mesmas forneço as fontes de onde foram retiradas. Caso apareça alguma sem fonte devida, por gentileza entre em contato para que possamos das os créditos de direito do autor e atualizar os dados.
Fique a vontade e bom trabalho!!!

6 de out. de 2008

DITADO DIFERENTE

Trabalhar a ortografia tem sido uma tarefa árdua para os professores nos tempos atuais, pois ouvimos e lemos palavras empregadas incorretamente. Infelizmente, erros ortográficos nos panfletos distribuídos, seja de informação ou de oferta de emprego, nos jornais, na televisão, com chamadas insistentes, têm sido constantes na vida de nossas crianças.

Nossa memória trabalha com imagens. Enxergar erros significa memorização incorreta, principalmente se o erro for ortográfico. Os alunos fazem um ditado ortográfico com dez palavras e na correção, a professora procura associá-las às imagens. Feita a correção, o aluno corrigirá o texto e o reescreverá. No próximo ditado, algumas dessas palavras são repetidas. Para que o próprio aluno perceba o quanto memorizou ou não, novas palavras são apresentadas.

Após dez ditados, o professor os ensina a trabalhar com gráficos. Assim, o aluno visualiza seu progresso.

Conheça as etapas:


1) Ditado


Palavras --------------reescrita de palavras erradas
1_______ ______________
2_______ ______________
3_______ ______________
4_______ ______________
5_______ ______________
6_______ ______________
7_______ ______________
8_______ ______________
9_______ ______________

10______ ______________


2) Associação por imagem


- berin __ ela. G ou J ?

Associar a palavra berinjela á sua imagem


__ iló, por associação deveria ser escrito com g, no entanto, por ser amargo, perdeu um pedaço e
ficou J (jiló)



- meritíssimo vem de mérito, por isso se grafa com i e não com e como muitos querem.


- b __ eiro U ou O?
u – bueiro de buraco, onde deságua água e também lixo de pessoas mal-educadas.



- p __ leiro U ou O?
- você sabe o que é poleiro? Lugar onde as galinhas, pintinhos sobem para dormir.



- Xale ou Chalé? O xale é da vovó! Veja seus braços cruzados na altura do peito para segurar as pontas do xale.
- Chalé – O contrario de xale. Não se cruza, mas segura
o telhado do chalé.



- Maisena. Que absurdo! Na caixa amarelinha está maisena com Z!
Pois é, observe que logo abaixo há ®, símbolo de marca registrada.




Dessa forma, a professora, contando historinhas,vai conquistando o aluno que, aliando a palavra á imagem, além de não ter que escrever 50 vezes a palavra errada, aprende a grafia correta com mais facilidade.



3) É hora do Gráfico!
Conforme o número de acertos, o aluno usa as cores da legenda para completar o gráfico. Se no primeiro ditado ele acertar quatro palavras, vai preenchê-lo com lápis vermelho. Se no segundo ditado acertar cinco palavras, usará o lápis amarelo e assim por diante.



Achei muito Legal a idéia.Vale a pena colocar em prática.
****************

2 comentários:

bete alt disse...

Oi
quero fazer parte de seu blog
como fazer?
Bjus
Profª Bete Alt.

bete alt disse...

oi
como faço pra fazer parte do seu log?
Bjus
Profª Bete Alt.