Nossa memória trabalha com imagens. Enxergar erros significa memorização incorreta, principalmente se o erro for ortográfico. Os alunos fazem um ditado ortográfico com dez palavras e na correção, a professora procura associá-las às imagens. Feita a correção, o aluno corrigirá o texto e o reescreverá. No próximo ditado, algumas dessas palavras são repetidas. Para que o próprio aluno perceba o quanto memorizou ou não, novas palavras são apresentadas.
Após dez ditados, o professor os ensina a trabalhar com gráficos. Assim, o aluno visualiza seu progresso.
Conheça as etapas:
1) Ditado
Palavras --------------reescrita de palavras erradas
1_______ ______________
2_______ ______________
3_______ ______________
4_______ ______________
5_______ ______________
6_______ ______________
7_______ ______________
8_______ ______________
9_______ ______________
10______ ______________
2) Associação por imagem
- berin __ ela. G ou J ?
Associar a palavra berinjela á sua imagem
__ iló, por associação deveria ser escrito com g, no entanto, por ser amargo, perdeu um pedaço e
ficou J (jiló)
- meritíssimo vem de mérito, por isso se grafa com i e não com e como muitos querem.
- b __ eiro U ou O?
u – bueiro de buraco, onde deságua água e também lixo de pessoas mal-educadas.
- p __ leiro U ou O?
- você sabe o que é poleiro? Lugar onde as galinhas, pintinhos sobem para dormir.
- Xale ou Chalé? O xale é da vovó! Veja seus braços cruzados na altura do peito para segurar as pontas do xale.
- Chalé – O contrario de xale. Não se cruza, mas segura
o telhado do chalé.
- Maisena. Que absurdo! Na caixa amarelinha está maisena com Z!
Pois é, observe que logo abaixo há ®, símbolo de marca registrada.
Dessa forma, a professora, contando historinhas,vai conquistando o aluno que, aliando a palavra á imagem, além de não ter que escrever 50 vezes a palavra errada, aprende a grafia correta com mais facilidade.
3) É hora do Gráfico!
Conforme o número de acertos, o aluno usa as cores da legenda para completar o gráfico. Se no primeiro ditado ele acertar quatro palavras, vai preenchê-lo com lápis vermelho. Se no segundo ditado acertar cinco palavras, usará o lápis amarelo e assim por diante.
2 comentários:
Oi
quero fazer parte de seu blog
como fazer?
Bjus
Profª Bete Alt.
oi
como faço pra fazer parte do seu log?
Bjus
Profª Bete Alt.
Postar um comentário